Tecnóculos:41 | 3155-6348 - 99618-9244Curitiba

Como manter a saúde dos olhos

Postado por Tecnóculos Conserto de Óculos Curitiba

Lembramos deles quando algo começa a incomodar ou a visão começa a ficar turva, embaçada ou então quando precisamos esticar o braço para conseguirmos ler um simples panfleto. Dores de cabeça, coceira ou irritações nos olhos significam que algo está errado. É bom procurar um especialista. Se o problema são os óculos, é bom conferir se eles estão perfeitamente ajustados às suas necessidades.

Não se deve passar as mãos nos olhos – Só de colocar a mão no olho podemos infectá-lo. A conjuntivite é exemplo de inflamação porque levamos a mão suja aos olhos. Por isso também devemos evitar passar toalhas no rosto. Assim como as mãos, elas podem levar a contaminação. O correto é usar lenço de papel.

Coçar os olhos com muita força faz mal – É prejudicial à saúde dos olhos coçar com força, pode causar uma série de doença, uma delas é na córnea, chamada ceratocone, que provoca uma mudança negativa na curvatura da córnea.

Colírios não devem ser utilizados sem prescrição médica – O uso de colírios, incluindo os chamados adstringentes, só deve ser feito com recomendação médica. Tem colírio que as pessoas usam para limpar a vista e acham que não tem problema nenhum, existem colírios que podem até perfurar a córnea ou causar glaucoma.

É fundamental ir ao médico anualmente para realizar exames oftalmológicos – O exame de prevenção é a única maneira de evitar os agravos de uma possível doença. Existem pessoas que costumam ir ao médico ocular só para saber o grau dos óculos, e não fazem um acompanhamento. Ai quando recorrem ao oftalmologista, pode ser tarde e já ter afetado a visão.

Não é aconselhado comprar óculos de grau em feiras ou camelôs – É uma compra muito arriscada, porque lá elas não conseguem descobrir uma doença na vista, um glaucoma, por exemplo. Tem gente que passa anos só trocando o grau e quando se dá conta perdeu parte da visão. O ideal é comprar em lojas especializadas e evitar problemas futuros.

Acompanhamento e consultas periódicas são essenciais – Problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia aparecem espontaneamente e prejudicam a visão. Esses erros de refração devem ser corrigidos adequadamente, porque a não correção pode causar cansaço visual, dor de cabeça e mal-estar. Para as pessoas que já conhecem seus problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos, o ideal é fazer consulta a cada seis meses.